Postagens populares

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Transforme Derrota em Vitória



Deus não nos criou para a derrota. Ele nos convida a vitória, mas nunca venceremos sem entregarmos tudo a Ele, portanto, derrota, perda e fracasso são palavras que não deveriam constar no vocabulário do povo de Deus.

Texto: Josué 8.1-7

Israel se exaltou sobre a pequenina Ai.
Leia e verifique todos os acontecimentos do Capítulo 7. Note como Deus vêm conduzindo Israel nas conquistas.
Derrota, Perda, Fracasso: palavras que não deveriam constar no vocabulário do povo de Deus.
A derrota os ajudou a compreender o quanto dependiam do Senhor.
Nós podemos Aprender com os fracassos.
PROPOSIÇÃO: O Crente Deve Aprender a Entregar a Si Mesmo a Deus!
ORAÇÃO INTERROGATIVA: Como eu posso fazer isso?
ORAÇÃO TRANSIÇÃO: Em nosso texto vamos verificar três maneiras pelas quais o crente pode obter vitórias em sua vida ao se entregar ao Senhor. A primeira maneira...
Œ RESTAURANDO A COMUNHÃO (8.2)
No capítulo anterior confissão de pecados. Como? Pela confissão fé nas promessas, obediência nas instruções.
Princípios de grande valia nos dias atuais: (autor destes princípios desconhecido)
• O pecado de Acã ensina que a força humana pode resultar em fracassos, sem a ajuda divina (v.5), por isso dependemos de Deus.
• O pecado de Acã ensina que o erro de um pode resultar no fracasso de todos os integrantes do grupo (v.12) Is 59.1-2.
• O pecado de Acã ensina que nas pressões da vida corremos o perigo das reações precipitadas (v.6-9).
• O pecado de Acã ensina que Deus exige santidade de Seus filhos (v.13).
• O pecado de Acã ensina que Deus pode utilizar-se de métodos humanos para revelar verdades ocultas que desconhecemos (v.17,18).
• O pecado de Acã ensina que a confissão da culpa glorifica o nome de Deus (v.19), e beneficia os seres humanos.
• O pecado de Acã ensina que Deus está sempre pronto a perdoar o seu povo (v.26).
TRANSIÇÃO: Ao restaurarmos nossa comunhão com Deus, ficaremos cientes quanto aos nossos inimigos a enfrentar. A segunda maneira...
 NÃO SUBESTIMANDO SEUS INIMIGOS (8.2)
Pensemos na seguinte ilustração:
Como você vê a vida? Enquanto um professor estava ensinando a um grupo de alunos, ele apanhou uma folha de papel enorme e fez um ponto bem no centro com a sua caneta tinteiro. Então, ele ficou segurando a folha para que todos pudessem enxergar e perguntou: "O que vocês estão vendo ?"
Rapidamente um deles respondeu: "Eu vejo um ponto preto." "Correto!", respondeu o professor. "O que mais vocês estão vendo?" Houve um completo silêncio. "Vocês não conseguem ver mais nada além deste ponto preto?" perguntou ele. E todos responderam em coro: "Não!"
"Muito me admira a resposta de vocês", disse o professor. "Vocês simplesmente deixaram de ver a coisa de maior importância - a folha de papel." Então ele fez a aplicação. Ele disse que em nossas vidas freqüentemente somos distraídos por pequenos desapontamentos como um ponto ou pelas experiências dolorosas e logo ficamos propensos a esquecer as inúmeras bênçãos recebidas das mãos de Deus. Mas, como a folha de papel, as boas coisas são muitíssimo mais importantes do que as adversidades que com tanta facilidade monopolizam a nossa atenção.
Lembre-se que Israel achou Ai insignificante.
Quais os seus inimigos: * Mundo (Tg 4.4); * Carne (Jr 17.9; Sl 139.23,24); * Satanás (1Pe 5.8) = Não subestime o poder deles. Não subestime esses três inimigos.
TRANSIÇÃO: Pare de olhar para os "pontos negros" de sua vida e concentre a sua atenção na "folha" de fundo da sua vida que é a bondade e a misericórdia de Deus. E uma terceira maneira...
Ž CONFIANDO EM DEUS (8.7)
“Reconheçamos nossa incapacidade sem Deus, nossa invencibilidade com Ele”
• Seus fracassos e fraquezas devem incentivar sua dependência a Ele!
Agora pense nisso:
A fé e a corda
Esta é a história de um alpinista que sempre buscava superar mais e mais desafios. Ele resolveu, depois de muitos anos de preparação, escalar o Aconcágua. Mas ele queria a glória somente para ele, e resolveu escalar sozinho sem nenhum companheiro, o que seria natural no caso de uma escalada dessa dificuldade.
Ele começou a subir e foi ficando cada vez mais tarde, porém ele não havia se preparado para acampar resolveu seguir a escalada, decidido a atingir o topo. Escureceu, e a noite caiu como um breu nas alturas da montanha, e não era possível mais enxergar um palmo à frente do nariz, não se via absolutamente nada. Tudo era escuridão, zero de visibilidade, não havia lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens.
Subindo por uma "parede", a apenas 100 metros do topo, ele escorregou e caiu... Caía a uma velocidade vertiginosa, somente conseguia ver as manchas que passavam cada vez mais rápidas na mesma escuridão, e sentia a terrível sensação de ser sugado pela força da gravidade. Ele continuava caindo e, nesses angustiantes momentos, passaram por sua mente todos os momentos felizes e tristes que ele já havia vivido em sua vida. De repente ele sentiu um puxão forte que quase o partiu pela metade ... shack! Como todo alpinista experimentado, havia cravado estacas de segurança com grampos a uma corda comprida que fixou em sua cintura.
Nesses momentos de silêncio, suspenso pelos ares na completa escuridão, não sobrou para ele nada além do que gritar:
"Oh, meu Deus! Me ajude!"
De repente uma voz grave e profunda vinda do céu respondeu:
"O que você quer de mim, meu filho?"
"Me salve, meu Deus, por favor!"
"Você realmente acredita que eu possa te salvar?"
"Eu tenho certeza, meu Deus."
"Então corte a corda que te mantém pendurado..."
Houve um momento de silêncio e reflexão. O homem se agarrou mais ainda a corda e refletiu que se fizesse isso morreria...
Conta o pessoal de resgate que ao outro dia encontrou um alpinista congelado, morto, agarrado com força com as suas duas mãos a uma corda ... a tão somente dois metros do chão.
E você, que tão seguro você está da sua corda? Por que você não a solta?
CONCLUSÃO: Qual é a Sua Ai? Inveja, orgulho, fofoca...
Volte-se para a Palavra de Deus com confiança a fim de encontrar força e sabedoria ao enfrentar a sua Ai e derrota-la.
Deus quer a sua comunhão com Ele mais do que Você quer com Deus!
.Restaure a comunhão e não subestime daqui para adiante (entregue a área)
.Não subestime o engano do seu próprio coração•
.Aprenda com os fracassos
Fazendo isso, Deus transformará todas as suas derrotas em vitórias!

"Louvado seja o Senhor que dia a dia leva as minhas cargas! Deus é a minha salvação"
Salmo 68.19
Fonte: Pr. Cleverson de Abreu Faria
Criada: 16/08/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário